"Les tableaux sont effrayants, les principes sont perverts, les conséquences sont terribles, et c'est pourquoi nous avons écrit. S'il est dangereux de parler, il serait perfide de se taire." Jean-Pierre Louis de Luchet
22 de Novembro de 2010

A Grécia pediu ajuda ao FMI para estabilizar as suas contas públicas, agora é a vez da Irlanda ter a ajuda da Europa e da Inglaterra. E Portugal será o próximo a pedir ajuda? Muitos especialistas da nossa praça, dizem que já o deveríamos ter feito, outros dizem que não será necessário...eu penso que talvez aconteça, tal vez não.

 

O FMI é melhor amigo da Europa. Esta poderia a frase de um slogan de uma campanha publicitária de uma empresa de crédito. E como clientes, esta semana teria de fazer uma melhoria no seu site: Irlanda.

 

O seu primeiro cliente foi a Grécia, na primavera, e durante 3 anos terá uma politica de austeridade para atingir a credibilidade nos mercados e melhorias na sua economia. Agora, temos a Irlanda, uma economia que sempre foi dada como um exemplo a seguir, pela sua empolgante saúde.

 

Assistimos a uma pressão para que Portugal seja o próximo cliente do FMI, mas a verdade é que Portugal tem um dos melhores sistemas bancários, e que resistiu ao subprime e aos produtos tóxicos que indundam muitos dos bancos europeus. Contudo, a credibilidade no nosso País perante o exterior é péssima e a confiança tremida. Exemplo disso, são as dificuldades de acesso ao crédito por parte do Estado e dos Bancos e consequentemente junto das familias.

 

Mas o FMI não tardará a aparecer e a audar Portugal com o empréstimo de dinheiro, por foça da falta de crédito e pressão dos mercados internacionais.

 


coagitado por Pedro Bras às 12:10
12 de Novembro de 2010

Uma iniciativa tua, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Talento sobre o empreendedorismo social. Para os emigrantes portugueses.

coagitado por Pedro Bras às 17:05
08 de Novembro de 2010

Ontem, o Benfica perdeu com o eterno rival FC Porto. Até aqui, nada de estranho, uma vez entre os grandes...um clássico é um clássico. Antigamente até havia quem dissesse- normalmente aqueles comentadores desportivos como Gabriel Alves- que ganha o mais fraco. Pois bem...ontem se  fossemos seguir essa teoria teria que ser o Benfica a ganhar...e pelos mesmos 5 golos que sofreu, tal não foi a fraqueza com que se apresentou no inicio do jogo.

 

De ontem, apenas podemos concluir uma coisa...o Jorge Jesus é teimoso: nem depois de Liverpool e Supertaça aprendeu que o David Luiz à esquerda não funciona.

coagitado por Pedro Bras às 19:03
27 de Outubro de 2010

Hoje de manhã chegaram ao fim as negociações entre o governo e a comitiva do PSD, liderada pelo ex-ministro Eduardo Catroga para um entendimento sobre o OE2011. Antes de reflectir sobre o que ouvi e li hoje, há um aspecto importante que gostaria de referir: o objectivo destas negociações foi mal enunciado. Ou seja, o que se pretendia era a negociação da abstenção do PSD, mas quanto a mim qo que o governo deveria negociar era a aprovação do orçamento em que as duas partes assumiriam o compromisso de um trabalho conjunto em torno de um documento que assume em tempos de crise um papel impar na credibilidade e sentido de responsabilidade para Portugal perante o exterior. Feita uma nota prévia e

chegados ao fim de 4 ou 5 dias de negociações, eis que vem nos chegam as explicações para o rompimento das negociações. Diz um ditado popular que numa casa onde há fome todos ralham e ninguém tem razão. Pois bem, aqui parece ser igual. Um diz que o Governo não quis, foi inflexível, outro diz que aceitou mas não havendo concordância do documento também não mexe...Agora vamos ver se o PSD diz não ao Orçamento.... E o futuro do País anda assim de rua em rua, entre São Bento e Lapa.

coagitado por Pedro Bras às 14:09
11 de Outubro de 2010

Hoje li que o Partido Comunista Português emitiu um comunicado onde considerou a atribuição do Prémio a Liu Xaobo como "um golpe na credibilidade de um galardão que deveria contribuir para a afirmação dos valores da paz, da solidariedade e da amizade entre os povos."

 

Como pode a China ser vista como um modelo de paz, solidariedade, quando assistimos na China a politicas contra os direitos humanos e a civilização?

coagitado por Pedro Bras às 15:38


Numa cerimónia que assinalou o 65ª aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores foi apresentado ao Mundo pela primeira vez o mais que sucessor na dinastia nortecoereana, Kim Jong-un. Vi algumas imagens na CNN e devo-vos dizer que parecia uma autêntica cerimónia de abertura de Jogos Olimpicoa ou de outro qualquer evento de grande envergadura. Num país que oficialmente se diz Democrático, O "Rei e o principe" apareceram lado a lado na parada militar que sempre serve como demonstração de força e poder do regime.


coagitado por Pedro Bras às 15:15
05 de Outubro de 2010

Este fim de semana fui passear até ao Pavilhão do Conhecimento e Ciência Viva...além das experiências cientificas que aconselho vivamente a experimentarem, estava exposto uma viagem à Amazónias do Grupo de Risco. Só posso dizer uma coisa...vale a pena. Muito giro ver como um grupo de vinte pessoas retratou através da fotografia e do desenho a experiência vivida.

 

Recomendo.

coagitado por Pedro Bras às 00:20
04 de Outubro de 2010

Há muito que gosto de ver o programa que passa na SIC Mulher, Biggest Loser - o Peso Certo, e hoje por segundos pensei: será que existe algum paralelismo entre o programa e o nosso mundo onde somos peças de um grande tabuleiro de xadrez?! Cheguei à conclusão que sim.

O Programa funciona numa lógica de competição entre equipas como entre todos, incluindo a própria pessoa. As pessoas escolhidas têm problemas de obesidade e  iniciam um programa diário de perda de peso através de exercício físico e um bom regime alimentar.

Pois bem, a nossa sociedade é igual. Em todos os sectores da nossa sociedade vemos competição, onde o mais forte vence. Ganha aquele que consegue ganhar um cliente ao concorrente, que tiver os melhores players do mercado. No entanto, o País joga o biggest loser da Europa.

Portugal quer que o défice baixe, perca peso. Queremos reduzir a gordura que é a despesa e aumentar o musculo da receita...e sempre nos interrogamos de como o fazer. Como? A resposta é simples: diferentes exercícios físicos, ou aumentamos impostos ou cortamos salários, diminuímos os benefícios sociais e fiscais e aumentamos o IVA e privatizamos empresas públicas. Isto são diferentes perspectivas para encontrar uma única solução, melhorar as contas públicas sem prejudicar os mais desfavorecidos.

Assim se vê como o jogo da televsião pode ser transportado para a nossa vida.

coagitado por Pedro Bras às 23:57
30 de Setembro de 2010

Hoje O Governo anunciou as medidas destinadas a reduzir o défice do Orçamento de Estado para 2011. Apesar de socialista não posso deixar de comentar tais medidas em particular o aumento do IVA para 23%. Mas observemos as medidas: do lado da despesa as ideias apresentadas parecem fazer sentido, no entanto, pergunto se não deveríamos fundir empresas públicas? Não temos empresas públicas a mais? Penso que aqui ficou algo por fazer...talvez pensando no PEC 4.

Olhando para a receita preocupa-me a forma como irá ocorrer. Continuamos a rever os beneficios fiscais e agora aumentar em 2% o IVA. Esta medida irá fazer com que a economia retraia, as pessoas irão consumir menos pois os produtos irão ficar mais caros e os salários não sofrerão aumentos significativos.

Tudo isto para que o governo português atinga as metas para as finanças públicas em 2010 e 2011, respectivamente de 7,3% e 4,6% do PIB para o défice orçamental.

coagitado por Pedro Bras às 00:29
27 de Setembro de 2010

Em semana de champions hoje foram dados a conhecer os jogos da Taça...e é caso para dizer que a festa da taça irá começar para as equipas grandes.

O Porto joga com o Limianos, que irá dar uns queijinhos aos jogadores do Porto para ver se estes se esquecem de jogar futebol e haja festa do queijo.

O Benfica joga com o Arouca, acabadinho de subir à Liga Orangina, e o Sporting teve o azar de jogar na Aroeira contra o grande Estoril. Por último o Braga vai jogar a Sintra, no 1º Dezembro onde se espera que os travesseiros sejam úteis e que conservem o clube de Sintra na festa da Taça.

 

Aguardamos os resultados.

coagitado por Pedro Bras às 18:19
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
arquivos
Posts mais comentados
2 comentários
1 cometário
1 cometário
arquivos
últ. comentários
Li por acaso e adorei..
Claro que à esquerda não há extremistas. Sempre a ...
Danny, ganha juízo, pá
Temos os líderes que merecemos.
Não me ocorre nenhuma maneira melhor de passar um ...
Mas quando?
Gosto das ideias, mas deviam rever o grafismo do b...
Gostei! Continua assim, indomável...
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Li por acaso e adorei..
Claro que à esquerda não há extremistas. Sempre a ...
Danny, ganha juízo, pá
Temos os líderes que merecemos.
Não me ocorre nenhuma maneira melhor de passar um ...
Mas quando?
Gosto das ideias, mas deviam rever o grafismo do b...
Gostei! Continua assim, indomável...